Quando nos propomos a iniciar um projeto de Inbound Marketing – ou implementar o Inbound Marketing em nossas empresas – existem alguns conceitos básicos que precisamos entender antes de avançarmos com essa estratégia. O termo “Call to action” mesmo sendo um tema presente em muitas discussões à respeito de estratégias e melhores práticas de marketing digital, ele é unânime para os estudiosos da taxa de conversão. Ainda assim muitos profissionais e simpatizantes sobre o tema ainda não conseguiram entender com clareza o que são os “Calls to action” e para quê eles servem. Pois bem, nosso objetivo hoje é esclarecer de vez essas dúvidas e ainda compartilhar dicas fundamentais para o sucesso dos seus CTAs, como são popularmente chamados.
O termo “Call to action”, que em português significa “Chamada para ação”, se refere a todo botão, imagem, banner ou texto que incentiva um leitor a realizar uma ação. Ficou claro? Não? Olhe para imagem de capa. Isso é um botão que incentiva o leitor a baixar um wallpaper, em troca de informar seus dados. Casos semelhantes a esse são emails recebidos com promoções e botões “compre já”, por exemplo.
Os Calls to action, ou CTAs, são os espaços responsáveis por incentivar os usuários, leitores e visitantes do seu website a realizarem uma ação. Esta ação pode variar, pode ser o download de um conteúdo, uma oferta de consultoria gratuita, a participação de um hangout ou webinar, uma solicitação de degustação do seu produto, e principalmente a realização da compra.
Os CTAs são importantes porque direcionam a navegação do seu visitante, veja como utiliza-los para fazer seu site gerar mais leads. Vale lembrar que a maioria, se não todas, as páginas do seu site precisam, obrigatoriamente, de um objetivo. Caso contrário, o usuário se perde e acaba fechando a página e encerrando a sua navegação. Os Calls to Action tem como objetivo auxilar na compreensão e na realização deste objetivo, ou ação.